segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Pilates na gestação

O Pilates também é uma boa alternativa para gestantes que buscam o bem estar do corpo e desejam manter o peso em dia.

Os exercícios que a prática oferece ajudam a evitar as famosas dores nas costas, aliviam dores, inchaços nas pernas e fortalecem os músculos das pernas para que suportem mais peso e tirem a sobrecarga do peso do bebê das costas. Também aumentam a força muscular dos braços, mantendo a gestante condicionada fisicamente para agüentar o peso do bebê que ficará cada vez mais gordinho com o passar dos meses.

Além de trabalhar esses músculos, o Pilates evita a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo e auxilia a contração muscular, facilitando o trabalho de parto mais tarde. Protege, também, as articulações de possíveis lesões e trabalha a respiração, mantendo o corpo relaxado e estabilizado entre uma contração e outra.

O bebê também é beneficiado pela prática desse exercício. Ele recebe endorfina, uma descarga do hormônio produzido pelo corpo da grávida ao exercer algum exercício que contribuiu com o bem-estar dele. Tem um crescimento adequado, já que a mãe mantém o peso controlado e sente a tranqüilidade dela, que está mais disposta e com a autoestima lá em cima.


É importante, porém, um acompanhamento profissional. Da metade da gravidez pra frente, o centro da gravidade do corpo se desloca para frente devido ao crescimento da barriga e o eixo do equilíbrio é alterado. Praticar exercícios que exigem e trabalham o equilíbrio sozinha traz o risco de quedas, que nesta altura da gestação pode apresentar riscos para a mãe e o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário