segunda-feira, 3 de novembro de 2014

AeroPilates

Seguindo a série de vertentes do pilates, hoje a pauta é o AeroPilates.

O AeroPilates, assim como todos os outros, é benéfico para pessoas que tem problemas na coluna, melhora o equilíbrio e consciência corporal, reduz o stress, a insônia e melhora o condicionamento físico. O diferencial desta prática é que a atividade é realizada totalmente suspensa, exigindo uma maior força e equilíbrio do praticante. Nesta modalidade o peso do próprio corpo é o suficiente para desenvolver força e fortalecer os músculos, porém, ao contrário do Pilates no solo, aqui o peso é centralizado nos braços e pernas. A flexibilidade corporal também é trabalhada de forma mais intensa neste método.

Não há restrição de público no AeroPilates, somente a recomendação de idade mínima de 10 anos. Todos podem ser adeptos desta forma do exercício considerando as limitações corporais que variam de pessoa para pessoa. O instrutor deve adequar os exercícios para cada aluno, focando no desenvolvimento e superação da dificuldade de cada indivíduo isolado. Como esta modalidade trabalha muito com posições invertidas, também é recomendável que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão, labirintite e gestantes não façam uso desta modalidade.


 Devido à complexidade desta prática, muitos alunos acabam se desmotivando pela demora da adequação com os exercícios, porém o ideal é de manter-se firme e não ser tão exigente consigo mesmo. Com o tempo de treino e prática é possível aprender mais sobre o próprio corpo e treiná-lo para movimentar-se com mais força, flexibilidade e precisão. Como qualquer mudança de hábito e aprendizado, a persistência se faz necessária para que o êxito seja alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário