terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pilates x musculação

Na hora de optar por uma nova prática esportiva, a primeira indagação que surge é o que fazer: natação ou corrida? Esteira ou bicicleta? Pilates ou musculação? E junto com essas questões vêm as dúvidas mais complexas como qual esporte traz mais benefício, qual emagrece mais rápido, qual é mais completo, qual proporciona maior crescimento de massa muscular.

Baseado em tais questões, hoje nossa proposta parte da premissa de esclarecer as dúvidas mais comuns nestes momentos.

Qual trabalha mais a força muscular? Tanto o Pilates, como a musculação irão apresentar exercícios localizados para trabalhar o músculo, porém de formas diferentes, mais repetitivas ou não, mais dinâmicas ou não. A musculação trabalha com carga máxima de peso, ou seja, quase no limite do que o corpo da pessoa pode agüentar. Se você quer trabalhar o braço ou perna, a musculação é a melhor opção. Porém se a intenção é apenas definir o corpo no geral, ganhar flexibilidade e resistência, o Pilates é o ideal, pois não trabalha com a hipertrofia e utiliza o próprio peso corporal para prática das atividades.

Qual é melhor para o alongamento? Pilates; pois durante os exercícios exigem-se posturas e movimentos que o músculo precisa ser flexível, mesmo enquanto outro tecido muscular é trabalhado. Desta forma, ao realizar determinado exercício, o músculo é alongado. Diferentemente da musculação que, enquanto trabalha determinada região, deixa outras partes do corpo estáticas, sem desenvolvimento.

Em qual irei trabalhar meu condicionamento cardiovascular? Teoricamente, exercícios aeróbicos tem melhor desenvolvimento no condicionamento físico, como corrida, bicicleta, natação e caminhada. Nem o Pilates, nem a musculação são considerados exercícios aeróbicos, porém se seu instrutor de Pilates conseguir dar um ritmo ao seu treinamento e conectar um exercício a outro numa velocidade apropriada e por um tempo ideal, você estará trabalhando aerobicamente e é mais fácil isso acontecer na modalidade Solo, onde não há necessidade de interromper o treino toda hora para trocar de aparelho. Pelo mesmo motivo, é difícil fazer um treino aeróbico durante uma aula de musculação, onde cada exercício é trabalhado num aparelho diferente. Além disso, a musculação exige um descanso entre as séries, o que descaracteriza a aeróbica.

Qual emagrece mais? Os exercícios que resultam na maior perda de peso são os aeróbicos. Nem o Pilates, nem a musculação estão nessa categoria. Porém ambos tem alto gasto de energia (calorias) e se forem praticados numa freqüência adequada, podem aumentar o metabolismo e resultar em um maior gasto de energia diário, não somente durante os treinos.
Na hora de escolher uma atividade física é recomendável conhecer bem quais são seus princípios e objetivos para que sua escolha não seja frustrada. Tentar entender sua necessidade é essencial e unir princípios, objetivos e necessidade é o primeiro passo para a construção de uma nova rotina e práticas saudáveis. É importante que sua opção se encaixe no seu perfil e seja prazerá, pois seu desempenho é diretamente relacionado com sua motivação.

E lembre-se: Em qualquer modalidade é necessário o acompanhamento de um profissional especializado, prevenindo assim lesões específicas e melhorando sua performance na prática do exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário