segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pilates x Corrida

Uma boa corrida tem por base a estabilidade dinâmica do tronco e a coordenação adequada destes com os braços e pernas, além do alinhamento correto do corpo.

Força e alongamento são itens indispensáveis para um corredor e estes devem trabalhar em harmonia e equilíbrio durante a corrida, auxiliando desta forma a contração constante da musculatura de forma repetitiva e cíclica.

Com o método Pilates, o trabalho de alongamento tem a característica peculiar de estar sempre diretamente ligado ao trabalho de fortalecimento e resistência muscular. O alongamento promove maior flexibilidade dos músculos e tendões, mantendo-os fortes, bem estruturados, evitando riscos de lesões e absorvendo melhor o impacto da corrida.

O treino específico para corredores tem como foco os grupos musculares que envolvem joelhos e tornozelos para que tais articulações estejam devidamente protegidas. A aquisição de consciência corporal também é trabalhada de maneira enfática, pois perceber o corpo é fundamental para uma boa corrida. O praticante reconhece seus limites, sabendo exatamente o que e como trabalhar para melhorá-los e ampliá-los.

Dores nas costas e região lombar são bastantes comuns devido à sobrecarga do impacto da corrida, mas é perfeitamente possível evitá-las através do trabalho de fortalecimento das musculaturas específicas por meio do método Pilates.


A alternância da corrida – que é um exercício aeróbico - com o Pilates é excelente para desenvolver o sistema cardiorrespiratório de forma controlada e eficiente, oferecendo uma maior oxigenação das células através de uma respiração eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário