segunda-feira, 9 de março de 2015

Pilates e natação

Crawl, peito, costas ou borboleta. Tem gosto pra cada uma dessas modalidades e tem também quem goste de todas. A natação é um esporte completo por trabalhar todos os grandes grupos musculares, melhorar o condicionamento físico e a coordenação motora, além de ser uma delícia de praticar.
A natação pode ser ainda mais completa se conciliada com treinos de Pilates, proporcionando mais coordenação e uma respiração controlada na hora de nadar. O atleta que opta por praticar essas duas modalidades aperfeiçoa significantemente seu rendimento.
Além disso, a prática simultânea dos dois esportes proporciona maior equilíbrio ao manter o corpo mais próximo da lâmina d’água, diminuindo a resistência e aumentando a eficiência do nado com menor gasto energético. O alongamento dos músculos vindo do Pilates traz maior amplitude de movimento, alinhamento e melhora a função, prevenindo lesões por movimentos repetitivos. Melhora a estabilização dos ombros e quadris, pois durante a prática de Pilates o aluno adquire maior consciência corporal e transfere isso facilmente ao meio aquático adquirindo novas técnicas de nado. 
O Pilates também contribui para uma melhor mobilidade, amplia a capacidade respiratória, evita distensões musculares e/ou desgastes dos ombros e oferece um trabalho integrado de resistência e alongamento proporcionados pelas molas dos aparelhos.

O Pilates possui a vantagem se oferecer treinos exclusivos e personalizados para cada aluno e, com essa flexibilidade, passa a ser uma modalidade que pode ser combinada com qualquer esporte para potencializar a capacidade de cada atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário