segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pilates melhora o equilíbrio. Mas, porque é importante trabalhá-lo?

Além da força, concentração e resistência, o equilíbrio é igualmente trabalhado na prática do Pilates. Hoje, falaremos um pouco mais sobre este ponto, que é tão importante quanto os outros e, muitas vezes, esquecido pelos praticantes

Como sabemos, a prática do Pilates consiste na realização de movimentos suaves, lentos, poucas repetições e muito controle corporal, que resulta da correta ativação do Core - músculos que rodeiam e suportam a coluna, dando estabilidade e energia para a realização dos movimentos. O Core é parte fundamental para qualquer prática atlética, pois sua correta ativação contribui para a postura e fortalece os músculos que, por sua vez, protegem a coluna de lesões.

Os instrumentos utilizados no Pilates - como bolas, faixas, entre outros acessórios -, aliados aos movimentos suaves, auxiliam os praticantes a trabalhar vários grupos de músculos, enrijecendo-os e alongando os que estão encurtados. A flexibilidade aumenta e, com ela, a força, resistência e equilíbrio ganham destaque.


Agora, vamos focar no equilíbrio.

Já parou para pensar o que seria do ser humano sem equilíbrio? Sequer ficaríamos de pé.
Podemos definir o equilíbrio como a habilidade de manter o centro de massa corporal (refere-se à uma posição definida matematicamente; é um ponto localizado no centro total da massa corpórea, que pode ser determinado por meio do cálculo de média do peso do centro de massa de cada segmento corporal) dentro da base de sustentação. Assim, o corpo deve ser capaz de adquirir e controlar determinadas posturas para atingir um objetivo, com capacidade de se deslocar com rapidez e precisão, de forma multidirecional, com a devida coordenação e segurança, ajustado frente às perturbações externas. Por isso, o equilíbrio é considerado uma das funções do sistema de controle postural.

Agora que sabemos sua definição técnica, falamos uma analogia com o mundo atlético: quando assistimos à um jogo de futebol, por exemplo, características como o domínio da bola, a rapidez, resistência física e força vêm à tona para distinguir quem é o melhor jogador em campo. Sem o equilíbrio, um simples domínio de bola, aquele drible bonito ou uma passagem rápida pelo adversário não seria possível. Na prática do Pilates, a comparação é a mesma: seria impossível controlar  nossos movimentos, músculos e permanecermos em certas posições sem o equilíbrio.

Cada posição realizada no Pilates trabalha esta característica. Podemos ir além: o equilíbrio nos auxilia a ter consciência corporal, o que permite atingir ótimos resultados em qualquer esporte!
Além do equilíbrio corporal, é importante destacar o equilíbrio mental, que também é um resultado obtido não somente através da prática do Pilates, mas de qualquer atividade física. Equilíbrio mental e concentração são muito importantes para todos os setores de nossa vida, melhorando nosso desempenho no trabalho e tarefas diárias. Com isso, ganhamos disposição para enfrentar a rotina, sem deixar de lado nosso vida social.

Equilíbrio é a palavra desta semana. Procure pensar nas atividades que você realiza em seu dia a dia e note como o equilíbrio corporal, bem como o mental, são fundamentais para a vida!


Bom, isso é tudo por hoje. Nos vemos na próxima aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário