segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Desmistificando o Pilates: homens também praticam!

Muitos homens praticantes de musculação ou frequentadores de academia acham o Pilates mais voltado para mulheres. O maior número de praticantes, ainda, é do sexo feminino; porém, cada vez mais homens têm aderido à prática. Porque será?

É verdade que o Pilates foi criado por um homem, o alemão acrobata Joseph Pilates (1883 - 1967). É verdade, também, que a modalidade conquistou o público feminino e, talvez pela suavidade e sutileza dos movimentos realizados durante os exercícios, tenha criado um pouco de aversão ao público masculino.

Felizmente, essa aversão está se tornando coisa do passado. O acesso à informação e a crescente popularização do método de Pilates, apelidado pelo seu criador de "contrologia" - arte de controlar o corpo e a mente despendendo o mínimo de energia possível -, têm trazido muitos homens para as aulas. Tudo isso pois os benefícios do Pilates são muito interessantes, seja para homens ou para mulheres.

Se você, leitor, é  homem, trago aqui um resumo dos principais benefícios do Pilates que tem atraído cada vez mais homens para a academia:

1) Se você já é praticante de qualquer outro esporte, acredite: praticar Pilates melhora o seu desempenho. Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência: tudo pode ser melhorado. Atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. 

2) Fortalece e tonifica os músculos do corpo todo, como já falamos em alguns posts. Além disso, a prática não leva à hipertrofia, o que tonifica os músculos sem perda de flexibilidade.

3) Auxilia na definição do abdômen, pois um dos focos do Pìlates é o fortalecimento da musculatura central do corpo. Esse foco vai além: previne dor nas costas, podendo corrigir desvios como hipercifose e hiperlordose e, consequentemente, corrige a postura e aumenta o equilíbrio (fortalecimento dos músculos ao redor da coluna).

4) Praticar Pilates aumenta a disposição sexual. Pois é! Com o corpo e a mente em equilíbrio, além do ganho da flexibilidade, a liberação de hormônios como endorfina se potencializa e os resultados na cama podem ser incríveis!

5) Também pelo equilíbrio do corpo e da mente, atua no sistema nervoso e diminui tensões e estresses.

Claro, além de todas essas dicas, vale ressaltar que, assim como qualquer prática de esporte ou treino, há uma interação e convívio com outras pessoas, o que por si já representa um ganho social que pode ser traduzido em novas amizades, ou até mesmo em um novo amor - porque não? Este também é um dos motivos pelos quais os homens têm praticado mais Pilates ;-)

Espero que estas dicas despertem o interesse do sexo masculino e, assim como apontam as tendências, que o número de homens presentes em nossas aulas aumente cada vez mais!


Até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário