terça-feira, 1 de setembro de 2015

Conheça mais sobre o AeroPilates

Modalidade foi criada pelo espanhol Rafael Martínez e surgiu da união de técnicas relacionadas ao Yoga e Pilates. Trata-se de um método extremamente seguro, eficaz e controlado que, assim como o Pilates original, trabalha o corpo como um todo.


Os exercícios praticados no Pilates tradicional são organizados sequencialmente, ou seja, cada exercício deve estar ligado ao anterior, com o objetivo principal de alcançar o total fortalecimento e equilíbrio corporal, além de, claro, aumentar a consciência corporal. Os movimentos são praticados com controle e precisão, com ênfase na sua realização de forma correta e em várias repetições.

O AeroPilates segue os mesmos princípios do método tradicional. Porém, utiliza-se do Columpio, instrumento muito parecido com um balanço, que é usado como um facilitador na execução de alguns exercícios e também como um obstáculo, que desafiará o praticante à correta realização dos movimentos e ao equilíbrio, devido à instabilidade que lhe é gerada.

Quais são os benefícios?

São inúmeros e muito similares aos benefícios da prática do Pilates tradicional.

Entre os benefícios mais notáveis, destacamos a melhora do equilíbrio, a flexibilidade, os ganhos de força promovidos pela resistência do peso do corpo, a melhora da consciência corporal e da respiração, ufa! É claro que existem muitos outros benefícios, inclusive alguns que falamos muito aqui no blog, como a melhora na circulação e a consequente diminuição do estresse, que por si já gera outros inúmeros benefícios ao praticante.

Além desses, destacamos os benefícios para quem sofre de dores na coluna: a prática do AeroPilates diminui as dores com a ajuda dos equipamentos e posições invertidas, que promovem uma espécie de descompressão na coluna e fortalecem os músculos ao redor dela.


Quem pode praticar?

A melhor parte é essa! Não há restrição de idade para a prática do AeroPilates. Apenas recomendamos a idade mínima de 10 anos para o início. Todas as faixas etárias são favorecidos com a atividade, inclusive os idosos.

Quanto às limitações corporais do aluno, o instrutor deverá adequar os exercícios ao seu perfil. É preciso, também, considerar que as posturas invertidas devem ser evitadas em pessoas com problemas cardíacos ou de pressão, descolamento de retina, ou com crises de labirintite, além de, claro, gestantes.

Muitos praticantes talvez necessitem de algum tempo para se acostumar com os exercícios. Como sugestão, recomendamos manter-se firme e não tornar-se excessivamente exigente consigo mesmo. Enquanto isso, aproveite as aulas para aprender mais sobre seu corpo e treiná-lo, assim, você irá movimentar-se com mais força, leveza e flexibilidade. Como em qualquer início de atividade física, haverá uma curva de aprendizagem e, como em qualquer outro objetivo que desejamos alcançar, é necessário persistir para obter sucesso.

Convido a todos os leitores para realizarem uma aula de AeroPilates conosco, inclusive os alunos do Pilates tradicional. Tenho certeza que todos irão adorar!

Uma ótima semana à todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário