sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Sabia que o Pilates alivia dores nas costas?

Hoje, falaremos um pouco mais sobre os benefícios do Pilates para quem sofre de dor nas costas!

O dia a dia nos coloca em situações que podem acabar com a nossa postura e, consequentemente, nossa coluna: o trabalho - sentado ou de pé -, o trânsito, o transporte público lotado, carregar peso, entre outras situações corriqueiras. Se não cuidarmos da nossa coluna, é certo que, se ainda não sentimos dores, cedo ou tarde sentiremos. Não se trata de pessimismo, e sim de uma informação publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que todas as pessoas do mundo enfrentarão a dor nas costas ao menos uma vez na vida.

Para combater o incômodo, muitos médicos recomendam a prática de exercícios físicos. Vocês sabem porque? Porque a prática de exercícios físicos corrige a postura, traz consciência corporal e fortalece os músculos, prevenindo, assim, novas lesões ou o agravamento da lesão já existente. Claro, sempre recomendamos a ajuda de um profissional da área para que os exercícios sejam realizados de forma correta e não se tornem um vilão na vida do praticante!
Falando da nossa especialidade, o Pilates é um dos exercícios mais apropriados para combater as dores na coluna. Em nosso post sobre o equilíbrio, falamos um pouco sobre como a prática do Pilates previne lesões e acaba com essas dores. Vamos relembrar: o Pilates consiste na realização de movimentos suaves, lentos, poucas repetições e muito controle corporal, que resulta da correta ativação do Core - músculos que rodeiam e suportam a coluna, dando estabilidade e energia para a realização dos movimentos. O Core é parte fundamental para qualquer prática atlética, pois sua correta ativação contribui para a postura e fortalece os músculos que, por sua vez, protegem realinham a coluna e protegem-na de lesões.
Além disso, o Pilates - em qualquer modalidade, com ou sem o uso de instrumentos de auxílio - resulta em consciência corporal, pois seus movimentos trabalham, ao mesmo tempo, o alongamento e enrijecimento muscular.

Por isso, se você já sofre deste mal que assombra muitas pessoas ao redor do mundo, experimente praticar algumas aulas de Pilates para que esse problema não se torne pior no futuro. Nunca é tarde para isso e, certamente, você notará a sua evolução corporal e a diminuição das dores. Nós podemos ajudá-lo montando um treino especial!

Se você ainda não sofre, aproveite a sua disposição, previna-se e melhore-se!


Até semana que vem com mais dicas de saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário