quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Benefícios da corrida

Praticada individualmente ou em grupo, em ambiente aberto ou na academia, Correr é um dos esportes que mais conquista adeptos e fãs ao redor do mundo, e continua ocupando a vida esportiva dos amantes de atividade física. Apesar de possuir seus benefícios pouco difundidos, eles são muitos! Além de promover uma alteração interessante na rotina, também atua de maneira positiva no organismo. Quando o praticante mantém a disciplina nos treinos, após quatro semanas já é possível sentir avanços e resultados melhores. Para o post de hoje, separamos para você os benefícios mais estimulantes da Corrida.

1) Condicionamento físico: trata-se de uma ótima maneira de conhecer os limites do seu próprio corpo e melhorar o condicionamento físico. À medida que o praticante evolui em seus objetivos iniciais, os treinos passam a ficar mais fáceis e as metas se renovam, tornando-se mais desafiadoras.

2) Bem estar: conhecer os próprios limites do corpo resulta em descobrir o seu ritmo adequado, trabalhar na frequência correta. Isso faz com que seu corpo libere mais endorfinas, responsáveis pela sensação de prazer - que passa a acompanhá-lo durante todos os treinos.

3) Ânimo: assim como a prática de qualquer atividade física, sua disposição para realização das tarefas rotineiras aumenta e você ganha mais fôlego para o dia a dia.

4) Peso: a corrida é um dos esportes que mais contribuem com a queima de gordura. Correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético de aproximadamente 600 calorias. Isto é possível porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Quanto mais tempo durar a corrida, maior será a liberação de hormônios, como o glucagon, adrenalina e o cortisol, que entra em ação para que o corpo utilize a gordura como fonte de energia. Eles promoverão grandes gastos energéticos por até duas horas depois do treino.

5) Força: correr diminui e controla a percentagem de gordura corporal, reduz a flacidez e melhora a tonificação muscular. Além de aumentar a força nos membros inferiores, os músculos da perna, especialmente os quadríceps e panturrilhas, ficam mais torneados.

6) Ossos: a corrida é um esporte de impacto, e é justamente o impacto do corpo no solo que aumenta a resistência dos ossos. Recomendamos, claro, o uso de um tênis adequado à prática do esporte.
7) Sono: a qualidade do descanso melhora significantemente, o que auxilia a absorção dos ganhos fisiológicos advindos da corrida. Atualmente, a corrida é reconhecida pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não farmacológica para a melhoria da qualidade do sono.

8) Combate doenças: estudos demonstram que a corrida aumenta a sinalização de uma proteína no cérebro denominada de BNDF. Ela  eleva o número de neurônios no hipocampo (região da memória). Além disso, melhora a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose, principal açúcar utilizado pelo organismo, o que diminui os riscos de diabetes.

9) Pulmão: melhora da capacidade de inspirar, acumulando um volume de ar maior e vias aéreas mais condicionadas.

10) Coração: como o coração é um músculo, o trabalho aeróbico torna-o mais eficiente.

11) Osteoporose: auxilia no aumento da densidade óssea e na absorção de cálcio, desde que realizada em intensidade moderada.

12) Colesterol: ajuda a controlar o nível de colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL).

13) Circulação: aumenta o fluxo de sangue pelo corpo, melhorando o funcionamento dos órgãos.

14) Estimula a libido (especialmente para mulheres): além da produção de hormônios responsáveis pelo bem-estar do praticante, a corrida renova a energia, ajudando o praticante a conhecer, entender e respeitar melhor o seu corpo. Tudo isso contribui para elevar a auto-estima e, consequentemente, estimular a líbido.

Esperamos ter motivado nossos leitores a entrar no mundo da corrida e perceber seus benefícios.

Até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário