segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A importância da água


Voltamos de férias! 

Depois de 15 dias longe da academia, é hora de recuperarmos a disposição para a prática diária de exercícios. Vocês estão prontos? 

Falando em disposição, sabemos que a prática de qualquer atividade física está diretamente ligada ao gasto de energia e, se praticarmos atividades além do nosso limite, sem uma alimentação equilibrada e o consumo de água devido, o resultado é o cansaço excessivo e o 
mau funcionamento do organismo. Logo, deixamos de render não só nas atividades físicas, mas também no dia a dia. 

Em nosso 
post de hoje, traremos dicas importantíssimas sobre o consumo de água, seus benefícios para o corpo e como ela ajuda a melhorar os resultados de qualquer atividade física. 



A água é um componente essencial para o funcionamento do organismo, e está presente em todos os tecidos corpóreos, constituindo mais de 60% do corpo humano e atuando em praticamente todas as funções necessárias à vida.

Uma das principais funções da água é atuar como meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas. Quando nos exercitamos, aumenta a demanda dos músculos por essas substâncias, e a água ajuda a transportá-las. Sem o consumo de água adequado, essas substâncias têm dificuldade para chegar ao seu destino, o que ocasiona falta energia.

Logo, a desidratação afeta a chegada de nutrientes essenciais à construção das fibras musculares, a exemplo da proteína. Seu baixo consumo, portanto, acarreta na falta de matéria-prima para formação de mais fibras - outro motivo para a desacelerar a recuperação pós-treino.

Nossos músculos dependem de determinados sais minerais e de água para realizar toda contração. Beber pouca água dificulta a precisão e a suavidade dos movimentos corpóreos, aumentando também a probabilidade de contrair lesões.

Mas, como saber qual o consumo ideal de água?

A resposta desta pergunta não pode ser generalizada, pois existem muitas variáveis que impactam o consumo ideal de água por pessoa. Por exemplo, se você possui uma alimentação equilibrada, com bastantes legumes e verduras, o seu consumo deverá ser um pouco menor, visto que esses alimentos são ricos em água.

Mas, para norteá-los, é possível fazer um cálculo simples: ingerir cerca de 35 ml de água por quilo de peso (onde, por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia).

Para finalizar, uma dica para os leitores que estarão voltado de férias conosco: experimentem ingerir de 250 a 500 mililitros de água até 2 horas antes do início de qualquer atividade física; durante a atividade, a cada 15 minutos, beba de 125 a 250 mililitros. Essa dica lhes manterá devidamente hidratados para a obtenção de ótimos resultados durante o treino!

Esperamos que tenham gostado das dicas! Voltamos na próxima semana. Até lá! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário