segunda-feira, 27 de julho de 2015

Os inúmeros benefícios do Treinamento Funcional

Modalidade foge ao treino convencional, tornando-se uma alternativa para sair da hipertrofia. Além do ganho de força e definição de músculos, leva à perda de peso e, assim como o Pilates, ao uso consciente do corpo.


No universo fitness, a prática do Treinamento Funcional vem sendo muito difundida nos últimos anos. Se você é daqueles que frequenta parques para o lazer ou uma corrida e caminhada básica, provavelmente já pôde observar um grupo de pessoas realizando exercícios que testam a agilidade, equilíbrio e força, além das capacidades de superar obstáculos simples - porém, que exigem uma boa dose de condicionamento físico.
Estes exercícios se encaixam na modalidade que escolhemos para abordar nesta semana: o Treinamento Funcional, que consiste em nada menos do que a realização de movimentos básicos do ser humano: agachar, correr, empurrar, girar, pular e puxar.
Parece muito simples, como de fato é. O Treinamento Funcional é dinâmico e oferece a possibilidade de diferentes combinações de habilidades que, em resumo, trazem benefícios que tornam o corpo mais "esperto", fortalecendo-o e tornando-o mais flexível e resistente.


Diferenças entre Pilates e Treinamento Funcional 
A diferença entre as modalidades está, justamente, no resultado final. Enquanto o Pilates trabalha movimentos mais fluídos, o Treinamento Funcional é ??praticado por meio de movimentos mais intensos. Trata-se de uma importante fórmula na prevenção à lesões e, ainda, traz melhorias cardiovasculares, resultando no alcance de três objetivos mais comuns entre aqueles que buscam uma atividade física: a redução do percentual de gordura, o emagrecimento e a definição muscular. 
Além desses fatores, o Treinamento Funcional tem servido como válvula de escape aos treinamentos convencionais, em que o praticante utiliza-se de pesos e máquinas para atingir seu objetivo. Tudo isso pois sua prática é dinâmica, combinando diferentes habilidades - entre elas o treino aeróbico e o de equilíbrio - e cria variações que acabam com a monotonia na academia - como a prática em meio à natureza.


Perda de peso
Sabemos que os exercícios aeróbicos resultam em mais perda de peso, e este é o caso do Treinamento Funcional, que atua fortemente na queima de calorias. A prática de Pilates também resulta em gasto calórico, mas o emagrecimento só ocorre se o gasto de calorias for menor que seu consumo.
É claro que, mesmo com suas diferenças no resultado final, as duas modalidades possuem, sim, suas semelhanças. Ambos trabalham a força muscular utilizando-se do peso corporal e de acessórios, como bolas, cordas, discos, elásticos e hastes, resultando no aumento de força sem hipertrofia, ideal para quem quer definição de braços, pernas e abdômen. Outro fator comum é a realização de movimentos globais, que forçam a ativação de diversos grupos musculares ao mesmo tempo.
Agora que você já conhece os principais benefícios do Treinamento Funcional, recomendamos a uma reflexão sobre seus reais objetivos na prática de exercícios físicos pois, assim, podemos auxiliá-lo na escolha da modalidade que mais se encaixa em seu perfil.


Faça uma visita ao Studio Personal Pilates e venha conferir com um profissional especializado o melhor treinamento recomendado para você ou mesmo combinar as atividades entre o Pilates e o Treinamento Funcional e ainda ter melhores resultado.


Uma ótima semana à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário