terça-feira, 13 de outubro de 2015

A importância de uma boa alimentação

Certamente, nosso leitor já ouviu a máxima "somos o que comemos". Você acredita nisso? Hoje, mostraremos que esta afirmação é verdadeira e, acima de tudo, constata a importância dos alimentos em nossa saúde.

Alimentação é assunto sério para todas as pessoas, independente de sua condição física ou nível de sedentarismo. Se você acredita que apenas quem pratica esporte deve balancear a alimentação, está cometendo um engano que, no futuro, pode ser irreparável. A alimentação não possui apenas a função de agradar nosso paladar: muito além do prazer em realizar uma boa refeição, devemos garantir a ingestão balanceada de nutrientes indispensáveis para o corretor funcionamento do nosso organismo.
Muitas pessoas, porém, não entendem como trazer este equilíbrio à mesa, ou até mesmo não sabem quais são os nutrientes essenciais para o organismo.

Então, como é uma alimentação saudável?
Em resumo, uma alimentação saudável é aquela em que alimentos naturais predominam, como frutas, legumes, verduras, ovos, carnes, leite, massas, óleos, entre outros. Cada organismo necessita de uma quantidade particular de nutrientes, que pode ser medida de acordo com a altura, peso, idade e condições de saúde do indivíduo.

A pirâmide alimentar
A Pirâmide Alimentar foi desenvolvida para orientar as pessoas rumo à uma dieta mais saudável. Trata-se de um guia alimentar prático, que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.
Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária, é necessário incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos em menor quantidade encontram-se na base da pirâmide, e aqueles que precisam ser consumidos em menor quantidade encontram-se no topo da pirâmide.
Na base da pirâmide, encontram-se os alimentos ricos em carboidratos, tais como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo. No terceiro, encontramos os alimentos de fontes de proteínas e minerais, como carnes, leguminosas, leite e derivados. No topo da pirâmide estão representados os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. Neste grupo estão os doces, açúcares, óleos e gorduras.

Quero mudar meus hábitos. Qual o primeiro passo?
Certamente, o primeiro passo é conhecer-se. Isto inclui uma auto reflexão sincera sobre os hábitos atuais, dos alimentares aos físicos. Também é importante visitar um médico para constatar como anda a sua saúde, pois a mesa deve ser equilibrada visando as necessidades mais latentes de seu organismo. Finalmente, com todos estes dados em mãos, visitar uma nutricionista é fundamental, pois ela auxiliará na construção de uma dieta especialmente para você.

Lembre-se: nunca há tempo perdido e a força de vontade sempre motiva mudanças. Todos nós podemos e devemos cuidar de nossa saúde diariamente.

Espero que tenha gostado do nosso post!

Até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário