segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Oleaginosas: seus benefícios e dicas de consumo

Oleaginosas? Você certamente deve estar perguntando ao que esta palavra difícil se refere, e a resposta é simples: são frutas que possuem óleos e gorduras, como castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoa, macadâmia e amendoim. Elas, além de ricas em um óleo natural - que, por sinal, dá origem ao nome do grupo -, são ótimas fontes de gordura poli-insaturadas e monoinsaturadas, minerais, proteínas, fibras e vitaminas. Todas, sem exceção, são benéficas para a saúde.

Além de tudo isso, purificam o sangue e auxiliam na redução do colesterol e triglicéride. 

Especialmente em suas versões sem sal, as Oleaginosas são versáteis e podem ser combinadas com diferentes alimentos, como cereais, frutas e lacticínios.

As mais famosas desse grupo, de longe, são as nozes e amendoins. Você sabia que o consumo diário deles reduz o risco de morte por diversas doenças? Esse fato foi comprovado por uma pesquisa realizada na Universidade de Maastricht, na Holanda. Ao estudar a alimentação de um vasto grupo de homens e mulheres com idade entre 55 e 69 anos, a pesquisa concluiu que o risco de morte por câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, doenças neurodegenerativas, entre outras, foi expressivamente reduzido nas pessoas que consumiam nozes e amendoins. Ainda, a redução da mortalidade foi maior nos casos de doenças respiratórias e neurodegenerativas. Os benefícios do consumo de nozes e amendoins foram iguais para homens e mulheres.

Para equilibrar a ingestão e conseguir aproveitar o melhor de cada tipo de Oleaginosa, o certo é promover um rodízio adequado, pois cada uma possui uma concentração específica de minerais.
Além de tudo isso, as Oleaginosas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Essas gorduras são extremamente importantes, pois não atuam na elevação do colesterol ruim e, de quebra, contribuem melhorando os níveis circulantes do colesterol bom. Outros nutrientes presentes nas Oleaginosas também possuem a ação antioxidante: selênio, vitamina E e zinco.

Porém, assim como tudo que é exagerado, o consumo excessivo de Oleaginosas traz riscos à saúde.
Por serem ricas em gordura, são ótimas fontes de caloria. Estima-se que 100 gramas podem conter de 570 a 620 calorias, o que praticamente representa uma refeição. Castanha-de-caju, avelã, amêndoa, macadâmia e nozes pecãs  podem ser consumidas entre quatro e cinco unidades. Já no caso da castanha-do-pará e das nozes, que são maiores, o ideal é a ingestão de 2 ao dia.

A castanha-do-pará é rica em selênio, portanto quando é consumida em excesso (leia-se mais de dez unidades ao dia), ela aumenta a concentração deste mineral e prejudica a saúde, já que muito selênio no organismo causa intoxicação e pode aumentar a queda de cabelo, causar unhas quebradiças, fadiga, dermatite e alterações do esmalte dos dentes.


Cuidados na compra

Ao comprar as Oleaginosas, recomendamos adquirir as embaladas de fábrica, ou torrar as Oleaginosas compradas à granel antes do consumo. Oleaginosas vendidas à granel aumentam o risco de contaminação, pois várias pessoas as manipulam. Além disso, a umidade no local onde a oleaginosa é armazenada pode aumentar o risco da proliferação de fungos.


Gostou das dicas da semana? Esperamos que sim!


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário