sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Os perigos de realizar exercícios físicos por conta

Em vários de nossos posts, citamos a importância de praticar todo e qualquer exercício físico acompanhado de um profissional da área, que possui conhecimento necessário para desenvolver o aluno de acordo com seus objetivos e condições físicas, na medida certa e sem exposição à riscos. Vamos explorar um pouco mais este assunto no post de hoje.

Começamos deixando claro que não é preciso procurar um profissional habilitado antes de lavar as roupas, louça, limpar a casa ou subir algumas escadas. Isso é atividade física do dia a dia, pois demanda gasto energético e, para isso, qualquer corpo saudável já está preparado.

O risco está no exercício físico, pois este pressupõe movimentos que estão fora da rotina e, portanto, vão expor o corpo a algum estresse.

Com o avanço da tecnologia, ficou fácil obter informações sobre qualquer assunto. Aliado à este fato, a crescente popularização das academias e o fácil acesso à qualquer material esportivo auxiliam muitas pessoas à arriscar-se diariamente na prática de alguma modalidade física por conta própria. É claro que todas essas pessoas pensam, primeiramente, em manter sua saúde física e mental - porém, quase sempre, o resultado é exatamente o oposto. Cada minutos investido em treinamento por conta fará falta no futuro.

Muitas lesões são causadas pela prática de exercícios físicos por conta. Geralmente, as lesões mais frequentes chegam por meio de gestos motores realizados incorretamente, onde posturas incorretas colocam a coluna vertebral e as articulações em descompensação, causando riscos de lesões articulares e desvios posturais. Sem contar que levam o corpo à fadiga muscular e mental, causado por excessos ou exageros no treino, conhecidos popularmente como overtraining.

Os principais sintomas do overtraining são: redução do desempenho normal, insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, problemas articulares, aumento da pressão arterial, batimentos cardíacos alterados, entre outros. Convenhamos: a prática de exercícios físicos visa justamente tornar as pessoas saudáveis e felizes consigo mesmas.


Se você, leitor, se encaixa neste perfil, procure agora mesmo a orientação de um profissional - seja qual for a modalidade de esporte que você pratica. Se desejar, procure-nos para saber qual a melhor maneira de reverter estes sintomas. Ainda, se você não procura ajuda por falta de tempo, lembre-se de que vale investir mais tempo na manutenção de sua saúde. Sem contar que o ambiente de uma academia, por exemplo, pode agitar a sua vida social, levando-o à conhecer gente nova e fazer novos amigos. Não há nada melhor do que a saúde mental e física!

Aguardamos sua visita em nosso Studio

Nenhum comentário:

Postar um comentário