terça-feira, 3 de novembro de 2015

Dicas para uma boa alimentação em dias quentes

Geralmente, não damos muita importância para o fato de que a digestão demanda muita energia do corpo. Nos dias mais quentes, é natural que nos sintamos cansados ou moles após as refeições. Para tornar o assunto ainda mais sério, o calor resulta em maior perda de água do que o normal. A qualidade de nossas refeições, porém, pode ajudar a obter melhores resultados, como mais disposição para encarar o dia, além do melhor funcionamento do organismo. Atente-se às dicas de como manter uma boa alimentação em dias quentes.

A primeira e mais importante dica é: substitua alimentos gordurosos por alimentos frescos e ricos em água, como frutas, verduras e legumes. Muitas pessoas apelam para as saladas, que por si já promovem uma ótima combinação de todos os ingredientes citados acima.

Se nos dias mais frios nosso corpo demanda mais energia para manter o calor interno, nos dias mais quentes, o processo se inverte: sentimos menos fome e o gasto calórico é menor. Isso, porém, não é motivo para passar em branco no consumo de carboidratos e proteínas. Procure sempre balancear o cardápio para sentir-se saciado. Seguir o velho conselho de alimentar-se de 3 em 3 horas também é um grande aliado para os dias mais quentes - isso nos ajuda a comer apenas o necessário, sem exageros.

  • Consuma frutas e cereais no café da manhã. Na sobremesa, prefira frutas aquosas, deixando as carnudas para o intervalo das refeições;
  • Evite ingerir líquidos durante as refeições;
  • Atente-se para o consumo adequado de água! Beba de 8 a 10 copos (em média, 2 litros) por dia, mesmo se não sentir sede;
  • Substitua frituras por alimentos grelhados, cozidos ou assados;
  • Não prefira embutidos, conservas ou alimentos industrializados: consuma mais alimentos naturais;
  • Prefira leite, iogurte, coalhada e creme de leite desnatado;
  • Troque os queijos amarelos por queijos brancos, como a ricota e o de minas;
  • Prefira temperar os alimentos, principalmente saladas, com ervas, limão e vinagre;
  • Mastigue bem! Não coma com pressa.


Esperamos que as dicas sejam úteis para que todos possam cuidar da sua alimentação em dias mais quentes :) anotem as dicas para o verão, que já está quase chegando!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário