terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Pilates ajuda a tratar a escoliose

O Pilates oferece grandes benefícios para portadores de Escoliose, complicação caracterizada pela inclinação, rotação e extensão das vértebras. A escoliose pode se manifestar a qualquer momento da vida do ser humano e têm suas causas variadas, podendo ser evoluída em diversos graus. 

A escoliose é um problema de saúde que muitas vezes não tem sua devida atenção, fazendo com que os portadores desta doença não se queixe dos sintomas ou nem perceber a alteração de sua postura. É muito comum mencionar dores localizadas, dormências, queimação, marcha alterada, entre outros, que podem evoluir para sintomas intensos e mais difíceis de serem tratados.

O Pilates tem a capacidade de oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, realinhando as vértebras e reduzindo tensões musculares e as compressões discais devido à flexibilidade adquirida ao longo da prática, proporcionando alívio das dores e prevenindo o agravamento do problema.


O cuidado na hora da prática é imprescindível. O Pilates enquanto método de reabilitação é baseado no grau da lesão, intensidade dos sintomas e na capacidade de execução dos movimentos pelo paciente. Não deve haver sobrecarga durante, nem após a execução. O método proporciona inúmeras vantagens no ato de recuperar uma lesão, porém a real causa e seus graus de desvios posturais devem ser respeitados e acompanhado o processo regularmente por um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário