segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pilates pós parto

O período Puerpério (seis primeiras semanas após o parto) é sempre um intervalo difícil para as novas mamães. É nesse período que acontece a depressão pós-parto, o esgotamento precoce das energias do corpo, dores excessivas e cansaço devido à mudança de rotina.

Para recuperar a forma física, bem estar e auto-estima, o Pilates conta com exercícios específicos e direcionados para as recém-mamães. A atividade de recuperação pós-parto, quando feita desde o puerpério, ajuda a mulher a recuperar facilmente a antiga forma. Isso ocorre devido à associação do exercício físico com a segregação de hormônios que ajudam o útero e os órgãos genitais a regressarem ao seu estado anterior à gravidez.

Neste período pós-parto, a mulher aprende a conhecer novamente seu corpo e o que pode ou não fazer neste momento relativamente delicado. O contato com outras mães vivendo este mesmo estágio faz com que juntas recuperem a forma, auto-estima, confiança e que evitem a famosa depressão pós-parto.

Na recuperação do parto, a mulher pratica uma série de exercícios que ajudam a prevenir e corrigir o descontrole que surge na musculatura pélvica de algumas mulheres. Assim, no decorrer das sessões das seis primeiras semanas, é dada uma atenção especial à zona perineal para que seja trabalhada a tonicidade da região. Aquelas que são submetidas às cesarianas, têm programas especiais de acordo com suas condições e são acompanhas caso a caso. 


É recomendado que as aulas de recuperação pós-parto sejam iniciadas 8 dias após o parto normal e 15 dias após cesariana, com duração mínima de 4 semanas. A recuperação se dá por completa quando a mãe se sentir preparada para enfrentar uma atividade física mais exigente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário