terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pilates x RPG

Dores na coluna, má postura e sedentarismo. Qual o melhor tratamento para o seu problema? Atualmente há diversos métodos de tratar complicações destes gêneros e muito se fala do Pilates e RPG, porém qual a diferença entre eles?

Diante da confusão, faz-se necessário o esclarecimento de cada um, pois muitas pessoas que buscam melhoras para problemas de coluna vêm aderindo a um método que não é adequado ao seu problema. Antes de qualquer coisa, vale frisar que em qualquer um dos casos e independente do tratamento escolhido, o acompanhamento de um profissional é estritamente recomendável.

O Pilates é uma técnica que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, proporcionando uma postura adequada e um alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora. As atividades proporcionadas pelo Pilates são indicadas como extensão do tratamento da coluna, onde são utilizados aparelhos que promovem uma maior força muscular e boa postura, além de trabalhar o condicionamento físico sem lesões oriundas de posturas inadequadas.

O RPG –Reeducação Postural Global – é um tratamento individual onde utiliza-se técnicas para e exercícios isométricos focando a melhoria da postura e a dor do paciente. Trabalha o corpo como um todo, globalmente, e trata as dores e a má postura através de exercícios que englobam todas as articulações e musculatura, ou seja, reeducação postural por meio de reeducação da postura adotada. É recomendada para pessoas com grande curvatura na coluna, escoliose, pé chato, entre outras complicações relacionadas.


Para os fisioterapeutas, a diferença entre os tratamentos se dá no momento da avaliação por meio do diagnóstico. Assim, consciente da verdadeira razão da dor (muscular, articular ou neural) pode-se personalizar um treino/tratamento específico para cada paciente que busca uma melhoria na saúde do corpo e fortalecimento da musculatura profunda da coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário