terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

10 comidas que devemos evitar

Foi publicado em 2014 pelo Mother Nature Network 10 alimentos que devemos evitar se quisermos ter uma vida longa. Listamos abaixo quais são esses alimentos e o porquê devemos evitar cada um deles.

• Margarina
A margarina é um incrível aliado ao alto colesterol, por isso evite-a sempre que possível. Por sorte, há no mercado hoje em dia algumas margarinas mais saudáveis, que não agridem tanto o colesterol. Então, opte pelas que possuem baixo nível de gordura trans, gordura que reduz o colesterol saudável (HDL), aumentando o perigoso (LDL).
Uma boa dica é: quanto mais sólida for a margarina, mais gordura trans ela vai possuir, e pior para a saúde será.

• Adoçantes artificiais
Ao contrário do que se pensa, o adoçantes artificiais podem contribuir para o aumento de peso, além de aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que pode causar sérios problemas de memória. É sabido, também, que os adoçantes artificiais são capazes de alterar a forma como nosso corpo metaboliza a glicose.
Estudos ligaram a sacarina ao aparecimento de tumores na bexiga, por isso seu uso foi limitado pelos órgãos competentes.
O Aspartame possui cerca de 92 efeitos colaterais catalogados como dores de cabeça, enxaquecas, irritabilidade, dores articulares, entre várias outras.

• Alimentos enlatados
Esses nós devemos evitar por diversos motivos! Primeiramente, os alimentos enlatados geralmente são modificados quimicamente para possuírem uma maior duração, logo eles carregam mais gordura saturada do que os alimentos que não são enlatados. Esse excesso de gordura pode aumentar o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. Outro motivo para se evitar esse tipo de alimento é a presença em grande quantidade do sódio e de conservantes.
E como se não bastasse os problemas estarem só nos alimentos, eles se encontram presentes também nas embalagens. As latas que guardam esses alimentos são feitas, geralmente, com bisfenol A, um produto sintético que prejudica nosso sistema hormonal, ainda que consumido em pequenas quantidades.
Entram nessa lista frutas enlatadas, tomates pelados e molhos enlatados, feijões prontos, ervilhas e milhos, carnes, sopas prontas e até mesmo os sucos.

• Cereais matinais
O principal vilão nesse caso é o açúcar que envolve, em grande quantidade, os cereais. Há alguns cereais, por exemplo, que tem 56% de seu peso constituído de açúcar.
Entre eles podemos listar os chamados “cereais para crianças” que são açucarados, pobres em nutrientes e calóricos. Algumas marcas de granolas encontradas no mercado também devem ser evitadas por conterem muito açúcar.
Nossa dica de ouro aqui é atentar-se aos rótulos antes de comprar seu cereal matinal.

• Alimentos transgênicos
Os alimentos transgênicos, ou geneticamente modificados, podem estar relacionados ao surgimento de tumores. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Caen, na França, ratinhos de laboratórios que foram alimentados com milho transgênico desenvolveram tumores e apresentaram danos em variados órgãos.
Infelizmente, alimentos transgênicos são produzidos, cada vez mais, em grande escala e, atualmente, segundo dados do Isaaa (Serviço Internacional para Aquisição de Biotecnologia Agrícola), o Brasil é responsável pela produção de 23% desses alimentos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

• Tubarão, cavala e peixe-espada
Quando se pensa em uma dieta saudável, um dos primeiros alimentos que nos surgem à mente são os peixes. Porém, é importante saber que alguns peixes apresentam metilmercúrio, uma toxina que pode provocar lesões no sistema nervoso. Os peixes citados possuem uma maior concentração dessa substância e por isso devem ser evitados.

• Hambúrgueres industrializados
Devemos evitar esse tipo de alimentos por dois motivos: primeiro porque, geralmente, os animais criados para o abate com o intuito da venda de carne são alimentados com órgãos transgênicos e hormônios, que, como visto acima, podem trazer diversos danos a saúde. E em segundo, para produção dos hambúrgueres são usados diversos tipos de carnes, retiradas de todas as partes do corpo de variados animais. É indicado, então, que se façam hambúrgueres caseiros.
Vale lembrar que o mesmo processo de fabricação ocorre com as salsichas e steaks de frango.

• Refrigerantes 
studos recentes europeus mostram que pessoas que bebem 350ml de refrigerante por dia têm 18% a mais chances de desenvolver diabetes do tipo 2, a mais comum dentre as pessoas que possuem diabetes. Uma latinha de Coca-Cola possui 37 gramas de açúcar, 12 gramas a mais do que o indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que se tenha maiores benefícios em relação à saúde.
E não adianta a substituição pelos famosos refrigerantes sem açúcar, uma vez que eles são feitos com adoçantes artificiais, os quais já vimos os danos.
Outra cilada e que vale a pena ficar longe são os sucos de latinha, do tipo Suco Del Valle, visto que uma lata desse suco, do sabor uva, possui 49 gramas de açúcar.

• Alimentos não-orgânicos
O problema desses alimentos está em sua cultivação, uma vez que suas plantações podem vir carregadas de pesticidas, frutas, verduras e legumes entram nessa conta.
É importante também ficarmos atentos ao tipo de criação dos animais e preferir os alimentos provenientes de criadouros que não utilizem antibióticos e luz artificial.
Portanto, devemos sempre optar por comprar alimentos, no geral, que sejam orgânicos. Eles podem não ser tão bonitos na aparência, mas com certeza são bem mais saudáveis.

• Comidas processadas
Antes de tudo, vamos definir carnes processadas como: presunto, bacon, salame, salsichas, lingüiças, frios, picles, comidas prontas como lasanhas, batatas-fritas, nuggets de frango, pipoca de microondas, biscoitos e bolachas, salgadinhos, bebidas em pó, entre tantos outros. 
Elas fazem muito mal a saúde, principalmente se for em excesso. De acordo com a Associação Americana do Coração, 75% do nosso consumo diário de sódio vêm de alimentos processados e não de fontes naturais. Estudos sugerem que pessoas que consomem muito esse tipo de alimento têm 44% mais chances de morrer prematuramente de doenças cardiovasculares e quando se trata do surgimento do câncer os dados aumentam em 11%.

Quer mais dicas de alimentação? Entre em contato conosco e agende seu horário com nossa nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário