quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Os perigos de praticar exercícios sem um profissional qualificado

É sabido que os exercícios físicos são um adicional muito importante na hora de manter a boa forma e uma excelente saúde. E ultimamente eles se encontram na mídia, através dos blogs e das mídias sociais dos famosos. Há também, no momento, alguns exercícios em destaque, como: academias, danças, corridas, pilates, esportes radicais, dentre outros. E com essa soma de mídia + variadas opções o resultado é de muito incentivo para que se pratique cada vez mais algum tipo de exercício, ainda mais hoje em dia, em que grande parte da população sofre com o sedentarismo e com a falta de tempo para se exercitar.

Devido à esse incentivo é comum encontramos nos meios de comunicação materiais, comercializados e de livre acesso, que nos ensinam exercícios dos mais variados tipos que podem ser feitos por contra própria, e que, na maioria das vezes, são carregados de promessas milagrosas que “deixam” o corpo lindo, em forma e mantém a saúde em dia.

 Porém ainda é pouco abordado o risco que esse ato trás. Embora seja mais barato, prático e economize tempo, se exercitar por si só e sem acompanhamento profissional é um erro, que pode trazer vários malefícios, colocando a sua saúde física e mental em risco. Dentre os riscos mais comuns, estão as lesões, que podem ser geradas devido à movimentos mal feitos, postura errada, repetições exageradas, excesso de peso em atividades musculares e exercícios executados incorretamente. Além de gerar dores, as lesões causam fadiga muscular e mental. Além do mais, é de fundamental importância o acompanhamento profissional para evitar outros tipos de problemas, como os cardíacos, respiratórios e das articulações.  

Vale lembrar que exercícios físicos são fundamentais e existem para trazer benefícios, tanto físicos, quanto mentais e sociais, porém só se dão os efeitos desejados quando praticados corretamente. Logo, é preciso sempre procurar um profissional qualificado, para que ele estude seu biotipo corporal, seu tempo disponível, suas preferências, e, em cima desses dados, indique o exercício correto para você e lhe auxilie.

A dica de ouro então é: sempre buscar um profissional qualificado! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário