sábado, 20 de fevereiro de 2016

A Esclerose Múltipla e o Pilates

De acordo com o Centro de Investigação em Esclerose Múltipla de Minas Gerais (CIEM), a esclerose é uma doença que foi observada, inicialmente, no ano de 1.831 por dois médicos europeus, Robert Carswell e Jean Cruveilhier. Porém, ela só foi, de fato, conhecida em 14 de março de 1.868, quando Jean Martin Charcot publicou sobre uma nova doença que era confundida, inicialmente, com a paralisia.

Essa doença afeta o cérebro e a medula espinhal, e pode ser tipicamente diagnosticada entre os 20 e 50 anos, mas não se descarta a possibilidade de ocorrer fora dessa faixa etária, sendo mais comum nas mulheres. A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunitário confunde células do próprio organismo como invasoras e as atacam. Quando as células são atacadas, elas provocam lesões no cérebro, corroendo a camada protetora que afetam os nervos, gerando falhas na comunicação entre o cérebro, a medula espinhal e outras partes do corpo. Por exemplo, a simples tarefa de se levantar um copo, passa a não ser possível para quem possui essa doença, uma vez que a comunicação entre os neurônios, que fazem o braço se mover, não se dá.  

O Pilates entra na hora de reabilitar pacientes que estejam até mesmo com os sintomas avançados. Ele auxilia na melhora do controle dos músculos que estabilizam o corpo, diminuindo as dores, gerando melhora da força, da postura e do equilíbrio. Além do mais, o Pilates auxilia na respiração e na circulação sanguínea, e trabalha a flexibilidade. Porém, é preciso ter atenção com os exercícios e as limitações de cada paciente, uma vez que se trabalhados os movimentos errados, o Pilates acaba por gerar uma grande fadiga. É válido lembrar, também, que os exercícios se dão de forma progressiva, começando aos poucos e evoluindo de acordo com o paciente.


Pacientes com Esclerose Múltipla que praticam o Pilates descrevem significativas melhoras, como o fato de bem estar e movimentos mais completos e precisos, ademais dos benefícios físicos, qualidade de vida e funcionalidade.

Venha sentir os benefícios do Pilates aqui no Studio Personal Pilates. Aguardamos sua visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário